terça-feira, 29 de março de 2011

Dez anos de inclusão digital no Brasil

Fonte: Inclusão digital - governo federal

Livro faz balanço dos dez anos de inclusão digital no Brasil


por Natasha Izabel Costa Reis última modificação 24/03/2011 22:57 
 
Durante o XXI Fórum TIC da Dataprev, o representante do Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos (Ipso), Maurício Falavigna, lançou o livro Inclusão Digital – Vivências Brasileiras.

Na publicação, Falavigna faz um balanço dos dez anos de esforços relacionados à concretização de um projeto de inclusão digital no Brasil. A obra relata a evolução das Oficinas para Inclusão Digital, o processo de implantação dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), a construção do Observatório Nacional de Inclusão Digital (Onid) e a criação do programa Telecentros.Br. “Procurei resgatar a voz das pessoas que trabalharam no  projeto da inclusão digital. Esse livro, na verdade, é de elaboração coletiva”, comenta. [e pode ser baixado em vários blogs e sites, por exemplo: aqui]

Segundo Falavigna, a inclusão digital sempre foi um movimento ligado à justiça e à igualdade social. O autor revelou que optou por falar dos espaços de diálogo, como as Oficinas para Inclusão Digital, porque essas iniciativas sempre se refletem em políticas públicas. 

De acordo com o autor do livro, os primeiros dez anos de inclusão digital no Brasil fecharam um ciclo. Para ele, a próxima etapa deve ser voltada ao trabalho de recursos humanos a ser desenvolvido nos telecentros.

Para saber mais acesse: www.ipso.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário