segunda-feira, 7 de maio de 2012

É pra rir ou pra chorar?


Folha lança site para receber informações de fontes anônimas


Folha lançou o programa Folhaleaks, um canal na Folha.com (folhaleaks.folha.com.br) para receber informações e documentos que possam merecer uma investigação jornalística.
Trata-se de uma ferramenta que permitirá ao leitor enviar sugestões, informações e documentos inéditos capazes de gerar reportagens investigativas elaboradas pela equipe do jornal.
O internauta poderá fazer isso de forma anônima --o jornal preservará o anonimato das fontes que não queiram se identificar, procedimento autorizado pela Constituição brasileira quando necessário para garantir o direito à informação.
"O Folhaleaks foi criado para ampliar o acesso da sociedade a informações relevantes, estreitando ainda mais a relação dos leitores com a produção de reportagens de interesse público", afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha.
...


Um dos resultados da inovadora empreitada:

2 comentários:

  1. Nossa, aterrador, não?
    Faz pensar no quanto as técnicas (essa do "leaks") dão margem a novas práticas (o quanto isso que a Folha propõe é diferente do que o Wikileaks faz?).

    Se a gente considerar que o que mudou aí foi justamente o "wiki"... dá um caminho de reflexão sobre a indústria da denúncia e o valor do anonimato, né?

    ResponderExcluir