sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Processos de edição, atividades colaborativas, compartilhamento, coletivos


Livro colaborativo sobre o Rio usará fotos do Instagram

rio365 Fonte: ARede

10/10/2012 - As agências de comunicação Horto e Núcleo da Ideia deram início na última segunda-feira (7), no Rio de Janeiro, ao projeto "Rio365 - Um Documentário Fotográfico". A ideia é criar um livro que retrate o dia a dia da capital fluminense, usando como matéria-prima fotografias de usuários do Instagram.

Para criar o livro, os organizadores vão propor missões fotográficas aos usuários da rede social ao longo dos próximos 365 dias. Qualquer pessoa com perfil criado no Instagram pode participar, gratuitamente. As missões serão divulgadas no perfil @Rio365, a cada semana.

Uma equipe de curadores vai divulgar as missões em suas redes pessoais e selecionar diariamente, durante 365 dias, as melhores fotos clicadas pelo público. No total, serão propostas 52 missões.

Para estimular a participação, as melhores fotos de cada semana, mês, bimestre e ano receberão destaque e prêmios. E a cada bimestre será realizado um #Instameet, encontro de usuários do Instagram, para expor as fotos selecionadas, promover a troca de ideias e entregar os prêmios.

Além do Instagram, o projeto tem páginas no Twitter, Tumblr e Facebook. Ao final, será produzido o livro @Rio365, onde serão registradas as 365 fotos selecionadas nas 52 missões (incluindo imagens produzidas pelos próprios curadores).

A equipe de curadores é formada por Raul Mourão (artista plástico), Nelson Vasconcelos (escritor e jornalista), Anna Letícia Cohen (coordenadora do grupo IgersRio, um dos perfis mais influentes do Instagram), Sidney Garambone (jornalista e escritor), além de curadores especiais que serão convidados ao longo do processo.

A concepção e curadoria geral do projeto é de André Galhardo, fotógrafo, diretor de arte e sócio da Horto. A coordenação geral e realização é da Núcleo da Ideia, comandada por Flávio Bidoia e Luciane Araujo. A iniciativa tem patrocínio da Light e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio e com apoio institucional da Superintendência de Museus do Estado.

O Instagram é uma rede social acessível exclusivamente via smartphone ou tablets. Para usá-la, deve-se instalar o aplicativo, disponível em versão para Android ou iOS (iPhone e iPad).

Nenhum comentário:

Postar um comentário