terça-feira, 6 de novembro de 2012

Fonte: Brasil de Fato

"Remember, remember, the 5th of November..."

Na noite de 5 de novembro de 1605, Guy Fawkes tentou explodir o Parlamento inglês; sua máscara, apropriada num primeiro momento por hackers e ativistas do grupo Anonymous, tornou-se símbolo das atuais manifestações anticapitalistas
05/11/2012
Marina Costin Fuser

Na noite de 5 de novembro de 1605, Guy Fawkes tentou explodir o Parlamento inglês, no intuito de assassinar o Rei James I, em um atentado que ficou conhecido como "gunpowder plot" ("conspiração da pólvora").
O tiro saira pela culatra, ao passo que uma carta anônima denunciou seus planos ardilosos: Fawkes e seus correligionários foram presos, então, na Torre de Londres. Tortura e morte por enforcamento selaram a sorte dos conspiracionistas, cujos corpos foram esquartejados e arrastados pelas ruas de Londres.
O suplício dos conspiracionistas repercutiu como um espelho difuso, ressignificando o ato, inicialmente impelido pelas chamas das rusgas e perseguições sectárias entre católicos e protestantes.
Com o passar dos anos, este adquire um verniz simbólico mais contundente. A data, que no ano seguinte celebraria a sobrevivência do rei, pouco a pouco, passa a festejar com fogos de artifício, um simulacro que se remete à explosão do Parlamento inglês.
Nesta data, queima-se na fogueira a máscara de Fawkes, junto a figuras não muito bem quistas pelos ingleses, que supostamente deveriam ter sido queimadas em seu lugar, tais como George W. Bush, Margareth Tatcher ou Giorgio Berlusconi. Esta data foi popularizada como "Guy Fawkes night" ("noite de Guy Fawkes").

V de vingança
Foi David Lloyd quem desenhou a máscara do protagonista de "V de Vinganca", história escrita pelo cartunista Alan Moore; máscara que depois seria apropriada pelos movimentos e manifestações que eclodiram pelo mundo, com a iminência da atual crise financeira.
A máscara passa a ser símbolo contra à avidez do mercado financeiro, das transnacionais e das grandes coorporações, verdadeiros responsáveis pela crise, que vem levando economias à bancarrota, e colocado milhares de pessoas na rua, sem emprego, sem moradia e sem perspectivas.
Apropriada num primeiro momento por hackers e ativistas do grupo Anonymous, em 2008, a máscara foi envergada em um manifestação de rua contra a Igreja da Cientologia nos Estados Unidos após ter ganhado popularidade em 2006 com o filme V de Vingança, que incita a população a se vingar do sistema que os oprime, inaugurando a possibilidade de um novo porvir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário