quinta-feira, 7 de março de 2013

Meios e materiais... Internet livre?

Microsoft é multada na Europa por não oferecer opções de navegadores no Windows

Da redação, com El País
Fonte: ARede

06/03/2013 - A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira (6) que multou a Microsoft em 561 milhões de euros. O motivo foi o desrespeito por parte da empresa a acordo firmado em 2009, pelo qual deveria apresentar no Windows a possibilidade de escolher entre o uso de diferentes navegadores além do Internet Explorer. A empresa já soma 2,2 bilhões em multas recebidas da União Europeia.
A multa foi dada após constatação de que, entre fevereiro de 2011 e julho de 2012, o Windows não trazia a seleção de navegadores. A empresa é a primeira a violar um acordo com a Comissão Europeia. "As empresas devem cumprir seus compromissos, se não, têm que suportar as consquências", disse Joaquím Almunia, comissário europeu de Competição. Por sua vez, a Microsoft afirma ter se desculpado pela falha. "Tomamos medidas para para reforçar processos que, no futuro, ajudem a evitar tais erros", disse em comunicado.

A companhia deverá manter em seu sistema operacional distribuído na União Europeia o recurso de seleção de navegadores até 2014. A medida, iniciada em 2009, impactou a participação da empresa entre browsers, com Chrome e Firefox se tornando programas mais utilizados que seu Internet Explorer.

Outra companhia de tecnologia na mira da Comissão Europeia é o Google, investigada por restringir a exibição de links de empresas com serviços concorrentes aos seus, como a Adwords (serviço de links patrocinados). Nos EUA, o Google foi considerado isento de acusações similares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário