terça-feira, 25 de novembro de 2014

Semiologia dos objetos: os brinquedos, as crianças

Após reclamações de feministas, Lego lança kit com cientistas mulheres

Publicado: Atualizado:

LEGO PARA MULHER


Finalmente, as meninas poderão levar suas bonequinhas de Legopara fazer coisas mais interessantes do que ir à praia ou fazer compras.
Em fevereiro deste ano, a Lego recebeu uma cartinha de uma criança criticando os estereótipos de gênero nos brinquedos da marca. Na mensagem, que viralizou na internet, Charlotte Benjamin, 7, perguntou: por que as só meninas fazem coisas chatas se os meninos trabalham e podem até nadar com tubarões?

Hoje eu fui a uma loja e vi Legos em duas seções. A das meninas, rosa, e a dos meninos, azul. Tudo que as meninas faziam era ficar em casa, ir à praia e fazer compras, e elas não tinham emprego; mas os meninos iam a aventuras, trabalhavam, salvavam pessoas, tinham empregos e até mesmo nadavam com tubarões. Eu quero que vocês façam mais meninas Lego e que elas possam ir a aventuras e se divertir ok?!

A Lego (oportunamente) respondeu que estava trabalhando para incluir mais personagens femininos nos jogos, "para incentivar ainda mais garotas a construir". Poucos meses depois, uma proposta da geoquímica holandesa Ellen Kooijman no Lego Ideas - plataforma em que as fãs podem inscrever sugestões de novos produtos - rapidamente ganhou as 10 mil assinaturas necessárias para começar a ser fabricada.
A ideia de Kooijman era fazer um laboratório de ciências com mulheres no comando."Uma paleontóloga, uma astrônoma e uma química, todas incrivelmente equipadas", disse a porta-voz da Lego no anúncio de lançamento.

Kit Instituto de Pesquisa Lego
A própria Dra. Kooijman já fez um review do brinquedo que, mal começou a ser vendido sendo vendido na loja online da Lego por U$ 20,00, já está esgotado.

***

Manual da Lego pregava que meninos e meninas brincassem sem barreiras de gênero

Publicado: Atualizado:
LEGO

Rosa é de menina, azul é de menino. Boneca é de menina, carrinho é de menino.
Certo? Errado.
Se você acredita que crianças devem brincar do que quiserem e que brinquedos não devem obedecer a estereótipos de gênero, vai se emocionar com esta imagem, postada por um usuário do reddit. Elas mostram que, nos anos 70, a Lego abraçava essa ideia até em seu manual de instruções:

lego
"A necessidade de criar é igual em todas as crianças. Garotos e garotas. O que conta é a imaginação, e não a habilidade. Você pode construir o que te der na telha, da forma que quiser. Uma cama ou um caminhão. Uma casa de bonecas ou uma nave espacial. Várias garotas preferem naves. Elas são mais interessantes que casas de boneca. Vários garotos preferem casas de boneca. Elas são mais humanas que naves. O mais importante é colocar o material certo em suas mãos e deixar eles criarem o que quiserem."
Infelizmente, a empresa parece ter abandonado um pouco essa crença, já que sofreu acusações de ser sexista por fazer brinquedos exclusivos para cada gênero. Para se redimir, a empresa lançou uma linha de cientistas mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário