sábado, 10 de janeiro de 2015

A cultura remix e suas possibilidades

Documentário interessantíssimo de Leornardo Brant!

Ctrl-V




O documentário faz um resgate histórico da indústria audiovisual global, com foco nas mudanças, em pleno curso, no processo de formação do indivíduo e na reorganização do imaginário coletivo. Diversidade cultural, democracia audiovisual, autorrepresentação, multiprotagonismo, cultura da convergência são palavras-chave da pesquisa.

As imagens foram captadas com máquina fotográfica digital caseira, sem qualquer aparato de produção, como luz, captação de som. O próprio diretor captou sozinho praticamente todas as imagens e entrevistas, no melhor estilo Do it yourself media, explorando as possibilidades de realização audiovisual. "A autoralidade está sendo discutida no Ctrl-V, pois contraponho o olhar individual com o processo colaborativo", ressalta o diretor. Outro aspecto marcante do documentário é a presença de trechos de filmes consagrados pela indústria hollywoodiana. Além de elemento narrativo central do documentário, ajuda a organizar, na prática, a discussão sobre propriedade intelectual e os limites da cultura remix.

O projeto e a pesquisa


A plataforma web (http://ctrl-v.net/), reúne bibliografia, filmografia e mais cinquenta entrevistas exclusivas com alguns dos maiores pensadores internacionais sobre a indústria audiovisual, entre eles: Edward Jay Epstein, Neil Gabler (EUA), Gilles Lipovetsky, Yvon Thiec (França), Massimo Canevacci (Itália) Octavio Getino (Argentina), Orlando Senna, Ismail Xavier (Brasil). A pesquisa foi financiada pela Aecid (Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento), e o documentário tem o apoio do Sesc e da TV Cultura.

Além do documentário, a pesquisa inclui livro, a ser lançado no começo de 2012, que relata a experiência, e programa de webTV, com a íntegra das entrevistas. A pesquisa é metalinguística, explora as possibilidades da convergência audiovisual e de criação em rede, enquanto analisa a conformação de um novo processo de produção audiovisual, multiprotagonista, em rede. Dirigido pelo pesquisador cultural Leonardo Brant, o documentário foi pautado e editado colaborativamente no âmbito da RAIA (Rede Audiovisual Iberoamericana -- http://www.raiavirtual.net/).

Ficha Técnica:

Origem: Brasil, Espanha, Argentina, Estados Unidos
Ano: 2011
Gênero: documentário
Duração: 54 min
Colorido

Concepção, roteiro, entrevistas, câmera e direção:
Leonardo Brant

Produção Executiva:
Fernanda Martins

Direção de Produção:
Roberta Milward

Nenhum comentário:

Postar um comentário