terça-feira, 31 de março de 2015

As medições são mediações

por Fernando Brito
ipopetv

Os sites especializados em televisão, como o Notícias da TV, do UOL, e o TV Foco, estão noticiando que o Ibope diz que não cumprirá imediatamente a ordem de revelar ao SBT os dados confidenciais (?) de suas pesquisas de audiência em São Paulo. Alega que não tem nada a mostrar, embora, curiosamente, também explique que seria preciso esperar o retorno do processo á vara de origem, depois que o Superior tribunal de Justiça deu decisão terminativa á ação da emissora de Silvio Santo, que data de 2001.

Mais curioso ainda é como o Ibope lutou bravamente para esconder este “nada a revelar”.
Segundo Paulo Pacheco, do Notícas da TV, depois de ser obrigado em primeira instância, em 2003, ” o Ibope recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo, que manteve a sentença. O instituto, então, apelou ao STJ, em Brasília. Em dezembro, a Terceira Turma, formada por cinco ministros, rejeitou o recurso do Ibope. No dia 19 de fevereiro, o STJ declarou o processo “transitado em julgado”, ou seja, não é mais possível recursos”.

Que batalha para esconder o “nada”, hein? Só falta conseguir um “pedido de vistas” do Gilmar Mendes para protelar mais.

Semana que vem, começa a funcionar o GFK, instituto alemão que fará medições de audiência,  e isso é uma das razões possíveis para que se estejam registrando, todos os dias, “audiências menores” para a Globo. E um passarinho me contou que podem acontecer também “ajustes de placas tectônicas” nas medições de acesso aos jornais e revistas, em meio físico e digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário